quinta-feira, abril 20, 2006

Bizarramente Interessante.


Há tempos eu procurava esse livro, então num belo dia encontrei-o em um sebo na internet, em uma edição que fazia parte de uma coleção de livros do Estadão (porque será que essas coisas nunca chegam aqui?). Tinha ouvido vários comentários de que era muito bom, além de estar sendo adaptado para o cinema, já vi um teaser bem interessante e o filme deve chegar as telas ainda esse ano.
"O Perfume" do autor alemão Patrick Süskind foi publicado em 1985 e foi primeiro lugar por várias semanas na lista dos mais vendidos nos países que foi lançado, o mesmo conta a “saga” de Jean-Baptiste Grenouille, filho de uma feirante, ele nasce em um dos lugares mais fétidos de Paris, e para espanto da mãe, não exalava cheiro algum, o que o levou a ser considerado filho do demônio, sendo despachado para um orfanato após o outro, pois ninguém o queria por perto, só que em compensação ele tinha o olfato mais apurado do mundo, podia sentir um cheiro a quilômetros, ele cresce e depois de sofrer muito trabalhando em curtume, consegue ser aprendiz de um perfumista que se impressiona com a sua facilidade em criar novas fragrâncias e vê nele uma mina de ouro, mas Grenouille está à procura da fragrância perfeita, um perfume que provoque um profundo amor nos homens, nem que para isso seja preciso matar.
O livro tem um ritmo ágil, como todo bom livro, as surpresas surgem a cada página, as personagens são complexas e interessantes, principalmente o principal, não se sabe o que sentir sobre ele, pena, raiva, asco, além de um final surpreendente.


Nenhum comentário:

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...