quinta-feira, janeiro 29, 2009

Excelente

Baseado em um conto do escritor norte americano F. Scott Fitzgerald, escrito em 1922 e dirigido por David Fincher, em sua terceira colaboração com Brad Pitt, ele já o havia dirigido nos controversos Seven - Os Sete Crimes Capitais (1995) e Clube da Luta (1997). O Curioso Caso de Benjamim Button é o campeão de indicação ao Oscar deste ano, merecidamente indicado a 13 categorias. que vão desde as mais principais como: Melhor Filme, Ator, Diretor, Atriz Coadjuvante, Roteiro Adaptado até as técnicas como: Maquiagem, Fotografia, Montagem, Efeitos Sonoros e Efeitos Visuais, dentre outras.

O filme narra em tom de fábula o nascimento incomum do personagem durante o final da Primeira Guerra Mundial, em 11 de novembro de 1918. Ele nasce com à beira da morte com a aparência de velho, perde a Mãe no parto e o Pai, Thomas Button (Jason Flemyng), assustado com a aparência do filho, deixa o bebê na porta de um asilo. Logo o bebê é acolhido por Queenie (Taraji P. Henson, indicada ao Oscar de Atriz Coadjuvante), o mais curioso é que o personagem possui todas as limitações da velhice e vai rejuvenescendo com o passar dos anos, uma inversão do ciclo da vida.

O espectador acompanha o desenrolar da estória através da leitura do diário do protagonista por Caroline (Julia Ormond), filha de Daisy (a sempre ótima Cate Blanchett) grande amor do protagonista. Ela lê para a Mãe que se encontra no leito de morte. Dessa forma ela relembra os acontecimentos vividos ao lado de Benjamim (Brad Pitt, indicado ao Oscar de Melhor Ator), enquanto isso o Furacão Katrina ameaça destruir Nova Orleans. O que dá um pouco mais de realidade ao roteiro que também tem outro fato histórico pontuando seu início.

Alguns expectadores podem compará-lo a Forest Gump, apesar de serem estórias totalmente distintos, tem pontos em comum como o mesmo roteirista, Eric Roth, e uma estrutura semelhante, que dosa harmoniosamente drama, humor e aventura. O Curioso Caso de Benjamim Button é um filme belíssimo, marcado por excelentes atuações, caprichados efeitos especiais e de maquiagem, bela fotografia, trilha sonora envolvente e nem mesmo a longa duração (166 Minutos) cansa o expectador, o envolvimento é tão grande que os minutos passam voando.

5 comentários:

Fabrício Veloso disse...

realmente é um filme muito bonito.

Penélope Charmosa disse...

O filme é realmente lindo e, além de Forrest Gump, me lembrou Amelie Poulin em algns momentos. Só achei que não era preciso ser tããão longo..

Francisco Leão disse...

Oi Vicente, legal o texto. Cara eu não vejo a hora de assistir esse filme...

Franselma Poty disse...

O filme é muito bom mesmo, o diretor poderia ter ido um pouco mais além e criado uma “química” maior no filme, fazendo o expectador se sensibilizar mais, porém mesmo assim é um bom filme.

Anônimo disse...

Olha eu aqui de novo xaxando
Olha eu aqui de novo para xaxar
kkkkkkk
Eu nunca venho aqui so queria marcar presença...
Sei que suas críticas sao de muito profissionalismo
Se liga meios de comunicação do Piaui..voces estao perdendo um grande crítico, jornalista e publicitário!

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...