terça-feira, fevereiro 17, 2009

De Encher Os Olhos


Dirigido por Henry Sellick, diretor do cultuado O Estranho Mundo de Jack (1993), Coraline e o Mundo Secreto é uma adaptação para as telas do romance juvenil homônimo escrito por Neil Gaiman. Todo produzido em stop motion, ou seja, os bonecos são animados de forma artesanal quadro a quadro, o filme demorou dois anos para ser produzido e o resultado impressiona e enche os olhos dos espectadores de todas as idades.

A animação conta a estória de Coraline (nunca a chame de Caroline), ela acaba de se mudar com os pais para o Condomínio Mansão Rosa, como é filha única, ela tenta chamar a atenção dos pais a todo momento, mas estes só ligam para o trabalho. Então, por sugestão do Pai, ela passa a explorar todos os cômodos da casa que tem mais de 100 anos e visitar os excêntricos vizinhos: Spink e Forcible, duas velhas atrizes de teatro aposentadas que moram abaixo, seus três cachorros e o Senhor Bobinsky, que mora no andar de cima, um artista circense que treina camundongos saltitantes. Ela também conhece Wybie, um garoto da sua idade, neto da dona da casa e um estranho gato preto.

Em uma de suas explorações ela descobre por trás do papel de parede uma pequena porta com fechadura, mas ao abri-la não há nada, apenas tijolos. Mas quando seu amigo a presenteia com uma boneca que parece muito com ela, a portinhola se abre e a leva uma espécie de realidade alternativa, onde tudo é igual à sua casa, mas sem as chateações do mundo onde vive. Há outra Mãe e outro Pai que fazem todas as suas vontades, mas com um detalhe curioso, eles têm botões no lugar dos olhos.

Caroline lembra bastante o ótimo A Noiva Cadáver de Tim Burton e o clássico Alice no País das Maravilhas, inclusive traz vários trechos que parecem homenagear o livro de Lewis Carol, tais como um mondo paralelo mágico, aparentemente agradável, mas cheio de perigos com uma rainha malvada, dentre outras referências. O visual sombrio e alguns momentos mais assustadores e cheios de suspense podem assustar os mais novinhos, mas não há dúvidas que o longa agrada tanto a crianças como adultos.

Um comentário:

Unknown disse...

Oi,
Vi este filme e adorei.
É do tipo de filme que aparentemente é para crianças mas é cheio de conteúdos para adultos.
Muito bem feito tbm. Para quem gosta de animação vá assistir.
Um abraço!!!
tenho um blog muito parecido com o seu se quiser dar uma olhadinha tá?
http://rodrigoduarte.bloggeiro.com/

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...