sábado, fevereiro 28, 2009

Who Watch The Watchmen?

Baseado na Graphic Novel Watchmen, dividida em 12 edições e lançada em 1987 escrita por Alan Moore e ilustrada por David Gibbons. Desacreditada pela editora DC Comics na época, a série surpreendeu, tornou-se Cult e até hoje conquista novos admiradores. A direção da adapatação dos quadrinhos para o cinema deu-se pelas mãos do Zack Snyder, fã confesso, que tinha adaptado com sucesso “300” de Frank Miller.
O projeto rodava por Hollywood desde os anos 90 e quase saiu do papel pelas mãos de Paul Greengras. E recentemente a produção correu o risco de não estrear, pois a Fox se dizia dona dos direitos e exigia uma participação nos lucros, depois de muita especulação, um acordo foi feito entre os dois estúdios.

Muitos julgavam a obra impossível de ser adaptada para as telas devido a complexidade da estória e o conteúdo adulto da revista (violência, nudez e sexo). Mas o diretor provou não só que é possível, como entregou uma adaptação extremamente fiel, ousada e violenta. Apenas com uma leve alteração do final, o que deve desagradar os fãs mais conservadores, mas a mensagem foi mantida. E é isso que realmente importa.

A estória se passa em meados da década de 80, os EUA vivem numa espécie de realidade alternativa, em meio a Guerra Fria, a tensão de um ataque nuclear da União Soviética é constante; e Richard Nixon é eleito o presidente da nação pela terceira vez consecutiva. Em meio aos conflitos presenciamos o violento assassinato de Edward Blake (Jeffrey Dean Morgan), mais conhecido por Comediante. Blake era um dos Minutemen, um grupo de pessoas comuns que combatiam o crime fantasiadas e que foi formado nos anos 40.

A segunda geração desses combatentes foi batizada de Watchmen e atuou nas ruas até 1977, quando foi criada a lei Keene, que tornava ilegal a atividade de justiceiros mascarados. O assasinato do Comediante faz com que os componentes tirem suas fantasias do armário e voltem a se reunir e descobrir quem está por trás do crime.

A equipe é formada por Dr. Manhattan (Billy Crudup), o único do grupo que tem poderes, pois foi vítima de um acidente nuclear e se tornou azul, luminoso e além disso anda completamente nu. Coruja (Patrick Wilson), um inventor e de Laurie (Malin Akerman), filha de Sally Jupiter (Carla Gugino), uma das antigas componentes do Minutemen. Já Rorschach (Jackie Earle Haley), é uma espécie de detetive, violento e linha dura, usa uma mascara com manchas independentes que se movem e com certeza é o personagens mais fascinante da obra e Ozymandias (Matthew Goode), o homem mais inteligente do mundo.

Um dos aspectos mais fascinantes de Watchmen é a complexidade dos personagens, que são Anti-Heróis, cada um deles tem seus defeitos, e esses são esmiuçados através de flashbacks, apesar de tudo são apenas humanos fantasiados. O excesso de diálogos e a longa duração (2h e 40 min.), pode decepcionar aos que não são habituados a ler quadrinhos, principalmente os que buscam as adaptações cheias de ação com muitos efeitos especiais, aos quais o grande público está acostumado.

A versão do Diretor que será lançada em DVD ainda contará com mais de uma hora de cenas inéditas, e deverá englobar pequenas sub tramas que ficaram fora da adaptação. Além disso, em abril será lançado em DVD, o longa animado Contos do Cargueiro Negro, uma HQ que é lida pelos personagens.

Nenhum comentário:

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...