
Agora alguém me explique porque o 2º volume da série - O Leão, A Feiticeira E O Guarda Roupa foi adaptado primeiro? Mas isso não prejudica em nada o entendimento do filme, tudo é bem amarrado e explicado. A Disney como não é boba investiu pesado na franquia, aproveitando a maré de sucessos de adapatações, já que a obra de C.S. Lewis é quase obriagatória na Inglaterra e tem fãs de todas as idades.
As semelhanças e comparações com o Senhor Dos Anéis são invitáveis, os autores eram muito amigos, a empresa que produz os efeitos especiais é a mesma, mas as obras são bem diferentes, apesar de fantasiosas.
A estória começa durante o bombardeio a Londres na 2º guerra mundial, o que obriga a mão dos irmãos Peter (William Moseley), Susan (Anna Popplewell), Edmund (Skandar Keynes) e Lucy Pevensie (Georgie Henley), a envia-los para o interior, lá se deparam com uma casa antiga enorme e com muitos quartos, e durante uma brincadeira de esconde-esconde a pequena Lucy ou Lúcia na versão brasileira encontra a passagem para o reino de Nárnia entrando em guarda roupas, encantada pela descoberta ela topa com um fauno chamado Sr. Tumnus (James McAvoy) que lhe conta sobre a profecia que irá acabar com os 100 anos de domínio de Jadis (a gélida Tilda Swinton), a feiticeira branca, que condenou o reino a um rigoroso inverno e que para derroata-la viriam dois filhos de Adão e dois filhos de Eva que junto com o Aslan (voz de Liam Neeson), o leão que governava antes e que trazia equilibrio a essa terra, ela vai embora antes de ser descoberta pela rainha, pois todo humano deve ser entregue a mesma. Mas ao sair seus irmão não acreditam e aos poucos vão se convencendo de que ela falou a verdade e também entram no guarda roupas e descobrem que Edmund já havia estado por lá e entregou o pobre fauno por doces e ele torna-se delator e prisioneiro da rainha.
Resta agora aos 4 lutar contra a rainha e reestabelecer a paz em Nárnia.
As cenas de batalha contam com animais e seres mitológicos, são de tirar o chapéu, tornando o filme ainda mais encantador.