quinta-feira, julho 31, 2008

Santa Eficência, Batman!

Batman foi um dos percussores das adaptações de quadrinhos ao cinema em 1989, pelas mãos de Tim Burton e com o sumido Michael Keaton no papel principal. Burton ainda comandou a seqüência em 1992. Então em 1995, Joel Schumacher assumiu o posto de diretor em Batman Eternamente, dessa vez com o também sumido Val Kilmer interpretando o herói e em 1997, o mesmo Schumacher, praticamente sepultou a franquia com o mal fadado Batman e Robin, dessa vez com George Clooney, nem o carisma do galã salvou a fita do desastre total e o filme ainda hoje é motivo de chacota, pelo roteiro fraco e o excesso de vilões.

Então, quando todos pensavam que Batman era assunto encerrado, em 2003 a Warner Bros. anuncia que vai produzir um novo capítulo da série. Diretores como Wolfgang Petersen (Tróia, Poseidon) e David Fincher (Clube da Luta, Zodíaco, Seven) esteviveram envolvidos no projeto, mas ambos desistiram da empreitada. Há rumores de que até Clint Eastwood foi convidado para o cargo.

Então, eis que surge Cristopher Nolan, autor de filmes pequenos como Amnésia, então o estúdio ignorou todos os capítulos anteriores e recomeçou do zero, mostrando as origens do herói, seu treinamento e caprichando no tom mais sombrio e realista, resultando em um dos grandes filmes da série, com cenas de ação impressionantes e um dos melhores interpretes do herói no cinema Cristian Bale, o final deixa uma ponta escancarada para o próximo capítulo, uma carta de baralho e uma risada sinistra já preparavam o público para o que está por vir.

Já em 2008, o mesmo Nolan dirige a seqüência Batman – O Cavaleiro das Trevas, os cartazes, trailers e teasers já mostravam que o Coringa seria assustador e não ficaria devendo nada ou superaria a atuação de Jack Nicolson.
Então, poucos dias antes do lançamento, uma notícia choca Hollywood, Heath Ledger, o ator que interpretou o coringa é encontrado morto em seu apartamento em Nova York, vítima de overdose acidental de medicamentos para depressão.

A tragédia parece ter criado uma espécie de marketing involuntário, aliado as boas críticas o longa vem recebendo, e resultado disso tudo é que o filme batendo todos os recordes de bilheteria. Há uma estimativa de que em pouco mais de dez dias de exibição, o filme arrecadou mais de 300 Milhões de dólares somente nos Estados Unidos. E o principal fator parece ser a impressionante atuação de Ledger, que soube dosar o terror causado pela apavorante aparência do personagem com o seu humor negro doentio e acabou ofuscando o herói, pois o filme praticamente é do coringa.

Esse novo filme se passa numa Gothan City caótica, a primeira cena já mostra um ousado roubo de banco liderado pelo Coringa (Heath Ledger, perfeito) que vai desencadear um plano maquiavélico para dominar a máfia chinesa e futuramente se tornar o chefão de todos os criminosos da cidade, a todo instante crescem os ataques e assaltos maquinados pelo palhaço do crime, espalhando o caos por toda cidade, tudo isso com o único propósito de desmoralizar e destruir o homem morcego.

Os últimos acontecimentos criam uma tensão entre as autoridades de Gothan, encabeçada pelo promotor Harvey Dent (Aaron Eckhart) que acusa o tenente e futuro comissário Jim Gordon (Gary Oldman) de omissão; a trama ainda conta com a assistente da promotoria Rachel Dawes (Maggie Gyllenhaal, substituindo a Sra. Tom Cruise, Katie Holmes), ex de Bruce Wayne (Cristhian Bale), que agora namora Dent.

Essa é só a premissa básica do intrincado roteiro, cheio de tramas paralelas, que exigem atenção total, um descuido pode comprometer o entendimento da estória.
Com todos os recordes e muito dinheiro em caixa, os rumores de um terceiro capítulo já começam a pipocar, a última notícia conta que Angelina Jolie está interessada em viver a Mulher Gato, há inclusive uma piada de Lucius Fox (Morgan Freeman) ao apresentar o novo traje do herói, ele conta que a roupa só não é resistente a gatos. Seria uma pista?
Clique aqui para assistir ao trailer (Legendado)

Nenhum comentário:

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...