quinta-feira, abril 30, 2009

Um Vencedor

Quem quer ser um milionário? é um filme vencedor em todos os sentidos, não só pelos prêmios conquistados absolutamente merecidos. Quem imaginaria que um filme em parte financiado pela Inglaterra, totalmente rodado na Índia, sem nenhum astro, com um orçamento modesto faria tanto barulho e abocanharia 8 Oscars, dentre esses os mais importantes da noite: Melhor Filme e Melhor Diretor, Fotografia. O motivo é muito simples que agrada todos os tipos de público, além de conciliar drama, entretenimento, crítica social e muita qualidade técnica.

Baseado no livro Sua Resposta Vale Um Bilhão do indiano Vikas Swarup e dirigido pelo Inglês Danny Boyle, conhecidos por outros filmes pequenos, porém excelentes como Trainspotting - Sem Limites e Cova Rasa. Jamal (Dev Patel), ele ganhou o programa de TV que dá nome ao filme, então ele é preso sob acusação de fraudar o programa e brutalmente torturado sob alegação de que um favelado não se torna um milionário da noite para o dia, afinal trata-se de um país extremamente preconceituoso.

Então através de ângulos ousados e cortes súbitos somos apresentados através de flashbacks conhecemos sua estória e outras coisas fundamentais para compreender porque ele ganhou o prêmio. A ação se inicia ao mostrar a infância sofrida nas favelas de Mumbai (antiga Bombaim) ao lado do irmão Salim e vai até os dias atuais.

Após verem a Mãe ser assinada por uma gangue de fanáticos religiosos, os dois fogem. E durante a jornada encontram exploradores de crianças, mafiosos, tragédias, traições, paixão. Tudo isso misturado com tensão, humor e uma trilha sonora deliciosa e um ápice que com muita música e dança homenageia a Bollywood, a indústria de cinema indiana. Sem dúvida, um dos melhores filmes do ano.

Clique aqui para assistir ao trailer. (Legendado)

Clique aqui e assista a um clipe da canção vencedora do Oscar: Jai Ho.

Um comentário:

fabriciovelar@yahoo.com.br disse...

realmente a sua parte técnica é impecável...fotografia, montagem e som nota 10.

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...