quarta-feira, agosto 27, 2008

Desvendando Paulo Coelho


Escrito pelo jornalista e escritor mineiro Fernando Morais, conhecido por escrever e fundar a biografia como gênero literário no Brasil. O autor é responsável pela biografia de personagens celebres como Olga Benário Prestes (Olga, 1985) e Assis Chateaubriand (Chatô, O Rei do Brasil, 1994). Seu novo livro “O Mago”, conta a trajetória do escritor carioca Paulo Coelho, conhecido no mundo inteiro, cujas obras carregadas de misticismo já foram traduzidas para 66 idiomas e publicadas em 160 países. Recentemente Paulo Coelho atingiu a impressionante marca de 100 Milhões de exemplares vendidos ao redor do globo, sem contar as edições piratas.

Para escrever a biografia, o autor acompanhou de perto a vida do biografado, mudou-se para a residência de seu personagem, tendo permissão de vasculhar suas gavetas, bolsos e revirar a sua intimidade. O fato mais conhecido desse episódio foi a aposta feita pelos dois, que consistia em: se Morais descobrisse o nome do oficial que torturou Coelho durante a ditadura militar, ele lhe permitiria abrir um baú lacrado há anos, que continha diários (cerca de 170 cadernos) e mais de 100 fitas gravadas que continham as memórias do autor de O Alquimista. Este “tesouro” deveria ser queimado logo após a morte do seu dono.
A aposta inusitada mudou totalmente os rumos do vindouro livro, pois o escritor abandonou o que já havia escrito em dois anos, voltou ao zero e recomeçou a obra. Vários trechos desses diários são reproduzidos no decorrer do texto, sem contar que o autor investigou e entrevistou centenas de pessoas que tem ou tiveram contato com seu personagem.

O livro inicia com uma espécie de resumo da trajetória internacional do escritor brasileiro, no fim do capítulo ele revela que aquilo tudo, poderia nunca ter acontecido, pois Paulo nasceu morto e quase por milagre foi ressuscitado pelos médicos.
Então somos apresentados no decorrer do livro a detalhes da infância, sua educação em colégios católicos, adolescência e fatos espinhosos de sua juventude como as internações em manicômios, simplesmente por ser incompreendido pelos pais. Há também passagens que envolvem temas pesados, discutidos sem pudores, como: sexo, muito sexo, envolvimento com vários tipos de drogas, homossexualismo, tentativas de suicídio. Além de capítulos sobre sua carreira na música, sua parceria com ícones do Rock como Raul Seixas, a que se referia como Inimigo Íntimo, mesmo sendo seu amigo e com que escreveria sucessos como Gitâ e Eu Nasci Há 10.000 Anos Atrás. As tentativas frustradas de realizar o sonho de ser escritor.
Outro ponto polêmico da obra envolvimento com seitas e sociedades de culto ao diabo, que culminariam em um encontro com o próprio demônio, episódio que fez com que Coelho repensasse sua vida e reencontrasse sua fé e posteriormente a busca da espiritualidade, que seria o tema da maioria de seus livros.

O Mago com suas mais de 600 páginas pode intimidar o leitor, mas é uma leitura tão deliciosa, que depois de começada não há mais como largar. Uma obra honesta, bem escrita, complexa e interessante que pode ser apreciado por fãs do autor ou não.

2 comentários:

Morte Negra disse...

Paulo Coelho é doido e tomou muito choque nos tratamentos...cheirou benzina e tudo mais....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Unknown disse...

Vicente! Excelentes seus texto. Sou um fã e visitador incondicional do blog. Parabéns!

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...