domingo, maio 11, 2008

Herói de Ferro


A adaptação de Homem de Ferro para o cinema é um espécie de estréia da Marvel nos cinemas, pois a editora daqui para frente produzirá seus filmes de forma independente, contando com os estúdios apenas para distribuí-los. Essa nova fase abre um novo leque de possibilidades como maior fidelidade aos quadrinhos e “crossovers” (participações especiais de outros personagens do universo Marvel nos filmes) e muitas adaptações estão nos planos da editora. A próxima produção é O Incrível Hulk que estréia em Julho. E já foram anunciados: Thor (2010) e Capitão América (2011) e um filme dos Vingadores também está nos planos.
No final de semana de estréia Homem de Ferro faturou mais de 100 Milhões só nos E.U.A., além de ocupar logo de cara o 10º lugar no ranking de maiores bilheterias de todos os tempos.
Criado em 1963, o personagem tem sua adaptação no cinema, depois de vários anos de rumores. Vários atores foram especulados, Tom Cruise foi especulado por anos, mas o papel acabou surpreendentemente ficando com Robert Downey Junior. Ator que desde a indicação ao Oscar por Chaplin em 1992, vem protagonizando escândalos envolvendo drogas e álcool. Robert conseguiu dar a volta por cima, colocou sua carreira nos trilhos e se tornou um exemplo de redenção. As reações dos fãs quanto a escolha do ator para o papel foram de desconfiança, mas essa se desfez logo que saíram os primeiros trailers. Não como negar o carisma do rapaz.
Dirigido pelo competente Ator/Diretor John Favreau, Homem de Ferro conta estória de Tony Stark, milionário e mulherengo chefão de uma indústria de armamentos. Durante uma visita ao Afeganistão (roteiro bem atual), para demonstrar uma nova arma de destruição em massa. O playboy é seqüestrado e mantido em cativeiro para desenvolver uma arma para seus algozes. Durante a prisão foi realizado uma implante se um dispositivo em seu coração, para que os estilhaços não atinjam o órgão e causem sua morte. Para escapar, ele cria uma armadura improvisada, construída com sobras de metal. Após a fuga, ele passa a rever seus conceitos e consegue enxergar o mal que seus produtos fazem para o desespero do sócio Obadiah Stane (Jeff Bridges).
Então ele resolve ajudar o mundo, desenvolvendo uma nova armadura mais poderosa. Para ajudar nessa nova missão, ele recebe o apoio de Pepper (Gwyneth Paltrow, simpática), e seu melhor amigo, o coronel Jim Rhodes (o ótimo Terrence Howard).
O roteiro é bem movimentado, os efeitos especiais são excelentes, trilha sonora deliciosa, que inclui clássicos do Rock como Back In Black do AC/DC e Iron Man do Black Sabbath. Outro destaque são várias piadinhas hilárias, a maioria delas envolvendo os robôs que ajudam a desenvolver a armadura. Ao final da sessão, não arrede o pé, enquanto os créditos não tiverem terminando, há uma cena extra de grande importância para o futuro do Herói no cinema.
A continuação já foi anunciada para 2010, e Downey Junior se diz tão fã do personagem, que faria até 15 continuações.

Um comentário:

Unknown disse...

Cara, eu já estava doido pra ver o filme, e depois de ler sua crítica vi q preciso correr pro cinema. abraço!
Assina: andre vinicius

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...