segunda-feira, dezembro 08, 2008

Simples e Assustador

Os Estranhos é baseado em um crime ocorrido em uma casa de veraneio em 2005. Mas não ocorreu nenhum assassinato nesse caso. O roteirista e diretor estreante Bryan Bertino escreveu o filme condensando uma série de outros crimes que realmente aconteceram. O filme fez um sucesso razoável nos cinemas americanos, custando míseros 10 Milhões e arrecadando 54 Milhões somente na América do Norte.

Logo na primeira cena somos apresentados a ao casal James (Scott Speedman) e Kristen (Liv Tyler), que voltam de uma festa e pelo clima pesado entre os dois, parece não ter acabado nada bem. Eles passam a noite numa casa de veraneio emprestada por um amigo. Pouco tempo depois uma garota bate na porta perguntando por uma tal Tamara. A partir daí começam barulhos, figuras mascaradas ameaçadoras tentam invadir a casa.

O filme é uma sucessão de sustos bem construídos, sem recorrer à sadismo ou rios de sangue. E uma das coisas mais inquietantes de Os Estranhos é que nunca se vê os rostos dos atacantes do casal, nem mesmo quando eles tiram as máscaras. Simples assim, sem poderes, sem sobrenatural, apenas brincando com nossos medos. O final assustador deixa uma ponta escancarada para uma possível continuação, que inclusive já foi anunciada.

Incrível como algumas músicas desencadeiam lembranças guardadas bem no fundo do inconsciente. O disco “To The Faithfull Departed” dos Cranbe...